25 de mar. de 2011

A Fé e as boas obras

Um viajante, ao percorrer país longínquo, chegou às margens de um extenso lago que lhe era forçoso atravessar.
Um barqueiro ofereceu-se para transportá-lo. O bote em que devia ser feita a viagem era provido de dois remos.
Num deles estava gravada a palavra Fé e no outro se lia: Boas Obras.
Indagou o viajante, por curiosidade, a razão daquelas originais denominações dadas aos remos.
O barqueiro respondeu tomando o remo chamado Fé e memando com toda a força. O barco começou a dar voltas sem sair do lugar. Em seguida tomou o remo Boas Obras e remou com violência. Eis novamente o barco girando em sentido oposto, sem ir adiante.
Finalmente, o barqueiro, empunhando os dois remos, remou com eles simultaneamente e o barco, impelido de ambos os bordos, singrou ligeiro as àguas do lago chegando, em breve tempo, ao seu destino.
E o barqueiro disse ao viajante:
Esse porto denomina-se Salvação. É preciso que a fé seja coadjuvada pelas Boas Obras para que possamos alcançá-lo.
A Fé é uma virtude sobrenatural pela qual cremos em Deus e temos como certo tudo o que ele nos revelou. A Fé é o fundamento e a base da nossa salvação eterna.Sem a verdadeira fé ninguém se pode salvar.Mas a fé por si só não basta. Se bastasse, muitos pecadores obstinado se salvariam porque crêem em Deus. O próprio Deus falou pela boca de São Tiago: A fé sem as obras é morta, no entanto é preciso de ter fé pela qual venhamos ter boas obras.
Não praticamos as boas obras para sermos salvos, as praticamos por sermos salvos "Martinho Lutero"

24 de mar. de 2011

A religão no Mundo

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."(Napoleão Bonaparte)
Todos os homens são religiosos e sempre foram em todos os tempos.Este é um dos fenômenos mas extraordinários da historia. A religião pertence aos grandes patimônios universais da humanidade, como a inteligência e a vontade, a linguagem, os costumes, etc. "A etnologia não conhece povos sem religião", afima Ratzel, o fundador da geografia humana.
"Lancai um olhar por toda a superfície da terra" diz Pluttarco, historiador antigo, "e podereis achar cidades sem trincheiras, sem letras, sem magistrados, povos sem habitações, sem uso de dinheiro, mas um povo sem Deus, sem orações, sem rito religioso, sem sacrifícios, nunca se viu".
Quatrefages,sábio contemporâneo, escreveu:"Eu procurei o ateísmo ou a ausência de uma crença em Deus, entre as raças humanas mas ínfimas como entre as mas elevadas; o ateísmo, porém, não se acha em parte alguma, e todos os  povos da terra, tanto os selvagens da América como os negros da África crêem na existência de Deus".
A religião é pois, uma honrosa prerrogativa do gênero humano. Como o pinheiro se avantaja à vegetação rasteira, assim o homem religioso sobrepuja o animal bruto. A quem destruir em si o senso religioso, falta-lhe um caráter essencial da nobreza humana.
A supertição é um crime; a religião, um dever. Onde existe religião, pressupõe-se todo bem, onde falta, é certo existir todo mal.
Não negamos haver pontos de contatos ou semelhança entre a religião de Jesus Cristo e as religiões falsas;coisas parecidas se dá entre as moedas falasas e a verdadeira. O contrário é que seria para admirar e até impossível. O que há porém, de característico para a religião cristã, é que só ela apresenta provas convincentes e numerosas da sua divindade. E por isso é que tão longe está de arrecear-se que se faça luz em volta dela que ,pelo contrário, a deseja e a pede por meio de uma análise síncera e consienciosa.

23 de mar. de 2011

A necessidade da reforma na igreja do seculo XXI

”Precisamos de um agostinho ou um Lutero para nos falar novamente;caso contrário, a luz da graça de Deus será não somente ofuscada, mas completamente extinta na nossa época”.Sproul


Muitas igrejas estar se desviando dos ideais do cristianismo primitivo,que é baseado em uma vida simples e na caridade. A paz quando possivel mas a verdade a qualquer custo"Martinho Lutero" Deus precisa levantar nesse seculo 21 homens como Lutero que tenham as suas mentes  cativa a palavra da verdade.
 É preciso entender que Deus não estar no poder,mas na verdade;E nada podemos contra a verdade,senão em favor da propria verdade.2Cor13:8
A própria filosofia aristotelica ja dizia:A verdade deve ser honrada mas do que o homem,ainda que este homem seja Homero"Socrates"
Devemos  pregar a pura palavra de Deus e não mesclar a santa religião serias superticões religiosa que não levam o homem e a mulher a lugar algum.
Devemos falar a verdade e nao  temer a morte, ainda que esta nos conduza ao reino dos céus por meio do martírio. A mensagem de Cristo é baseada no amor a Deus e ao proximo. Ora temos um mandamento da parte de Deus;aquele que ama a Deus ame tambem a seu proximo.1Jo4:21
"O proximo nunca estár perto de quem estár longe de Deus;quem não se achega ao próximo se afasta de Deus"
Vós conhecereis a palavra que se divulgou por toda a Judéia,tendo começado desde a Galiléia,depois do batismo que João pregou, como Deus  ungiu a JESUS DE NAZARÉ com o Espírito Santo e com poder,o qual,andou por toda a parte,fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo,porque Deus era com ele;e nós somos estemunhas de tudo o que ele fez na terra dos Judeus e em Jerusalém;ao qual também tiraram a vida,pendurando-o no madeiro.
A este ressucitou Deus no terceiro dia e concedeu que fosse manifesto, não a todo o povo,mas às testemunhas que foram anteriormente escolhidas por Deus, isto é,a nós que comemos e bebemos com ele,depois que resurgiu dentre os mortos;e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus juiz de vivos e de mortos.
Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados.Atos 10:37-43
Relatos historicos de jesus o Cristo.
Por esse mesmo tempo apareceu Jesus,que era um homem sábio,se é que podemos considerá-lo simplismente um homem,tão admiráveis eram as suas obras.Ele ensinava os que tinham prazer em ser instruídos na verdade e foi seguido não somente por muitos judeus,mas também por muitos gentios.Ele era o Cristo. os mais inlustres dentre os de nossa nação acusaram-no perante Pilatos,e este ordenou que o crucificassem. Os que o haviam amado durante a sua vida não o abandonaram depois da morte. Ele lhes apareceu ressucitado e vivo no terceiro dia, como os santos profetas haviam predito,dizendo também que ele faria muitos outros milagres.É dele que os cristãos, os quais vemos ainda hoje tiraram o seu nome. "historia dos hebreus por Flavios jhosefos"
Seutônio narra em a Vida dos doze Césares: Cláudio expulsou de Roma os judeus que por instigação de Crestos(Cristo?),não cesavam de provocar tulmutos.
Os cristão foram perceguidos de diversas maneiras, mas quem conhece a fundo a historia do cristianismo sabe que os cristãos não andam de um lado para o outro provocando confusões.
Na terceira perceguição sob Trajano,em108 d.c. Plínio o Jovem, homem erudito e famoso, vendo a lamentável matança de cristãos, foi movido pela compaixão e escreveu a Trajano. Tudo o que contam contra seus crimes ou erro consitem somente nisso: Que costuma reunir-se em determinados dias,antes do amanhecer,e repetir juntos a oração que honra a cristo como a Deus,além de se comprometerem a não cometer maldades alguma, não furtar,roubar ou adulterar;nunca mentir, e jamas defraudar alguém. Feito isso, costuma separar-se e voltar a reunir-se depois para uma inocente refeição em comum. é notorio que a pratica do bem comum sempre esteve presente na comunidade dos cristãos primitivo.
Um dos maiores motivos das proliferção de igrejas hoje é ganância pelo dinheiro arrecardado do fieis. Que muitas das vezes é administrado de forma erronea.
O dizimo que significa a decima parte dos seus rendimentos, foi estabelecido em Israel para algumas finalidades:(1) para a manutencão da casa do tesouro.(2).para o sustendo do sacerdócio levitico,(3) para amparar o orfão e a viuva.
Jesus chamou de hipocrita aqueles que observavam o dizimo no seu tempo e não faziam o bem ao seu proximo:
Aí de vos escribas e Fariseus, hipócritas,porque dais o Dizimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei: A justiça, que é fazer o que é certo, a misericordia, que é se compadecer da miseria alheia, e a fé porque sem fé as boas obras é inutil;devíeis,porém fazer estas coisas, sem omitir aquelas! Mt23:23
O sacerdocio levito cessou, e com ele foi destituido o dizimo em forma de lei.
O dizimo é lei o amor é graça. Não exigimos o dizimo, porque nem Pedro nem tiago, nem João nem Paulo exigiu ; a pratica do bem é mais importante do que o dizimo.
quantas pessoas nos dias de hoje, estão sendo forçados a da o dizimo do hortelã, do edro e do cominho movido pela avareza de certos pregadores e tem negligenciado o principio mas importante da graça  de Cristo que é o amor deixando de ajudar até mesmo a seus familares para enriquecer a "pastores" que se dizem pastores.
Porquanto a graça de Deus se maifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas,vivamos,no presente século,sensata,justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da gloria do nosso grande Deus e salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós,a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar,para si mesmo, povo exclusivamente seu,zeloso de boas obras.Tt2:11-14
A pratica das boas obras deve comecar de casa ajudando os pais necessitado pois isso é bom e agradavel a Deus.
Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa,tem negado a fé e é pior do que o descrente. 1Tm5:4,8
Deve se ensinar aos cristãos hodiernos que, dando ao pobre ou emprestando ao necessitado, procedem melhor doque fazer sacrificios diante de Deus.
Deve-se ensinar aos cristãos hodienos que quem vê uma pessoa carente e negligencia para levar o dinheiro para igreja, obtém para sim mesmo a ira do todo poderoso.
São considerado inimigos de Cristo aqueles que por causa de dinheiro fazem calar grandes homens de Deus. Ofende-se a palavra de Deus quando em um sermão se dedica tanto e mas tempo falando em dinheiro que na propria palavra de Deus.
Pregam doutrina humana aqueles que dizem que tão logo tilintar a moeda lancada no altar da igreja a pessoa se fartará de bens
Certo é que,ao tilintar a moeda nos cofres das igrejas aumentará o lucro e a cobiça desses falsos mestre; porém a abastancia e a recompensa por uma boa ação feita dependende exclusivamente da vontade de Deus.
Deve-se pregar com muita cautela sobre as contribuição voluntária na igreja,para que o povo não julge erroneamente como preferíveis ás demais boas obras de caridade.
Deve-se ensinar aos cristãos que ,se não tiverem bens em abundância, devem conservar o que é necessário para sua casa, e de forma alguma levar o que não tem para a igreja.
Deve-se ensinar aos cristãos que a contribuição é livre e não constitui obrigação.



O tesouro do evangelho tem sido ultimamente as redes dos que pescam riquezas. Estejamos então dispostos a refomar as igrejas de Cristo do século 21.
Creio com Jesus Cristo,que devemos amar a Deus e ao próximo,perdoar as injúrias e reparar os próprios erros. Creia em mim,adorem a Deus,sejam justos e caridosos:é o que basta para o homem. Essas são maximas de jesus.

21 de mar. de 2011

O Episcopado primitivo e o Sacro Matrimônio

Na economia judaica que devia durar eternamente, e à qual no entanto sucedeu a economia cristã, o casamento era não só permitido,mas expressamente ordenado aos sacerdotes."Por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher" Quando Deus criou o homem e a mulher ele abencoou e disse: Crescei e multiplicai; Essa passagem nos da a certeza de que o homem e a mulher tem o dever e a obrigação de se unir para multiplicar."Martinho lutero" Porque não dizer dos apostolos cujo matrimônio estão expressamente comporvado. São josé, que passou por pai de Jesus,era casado,teve por filho Tiago o justo,irmão de nosso senhor,São Pedro era casado e segundo o relato de São Clemente de Alexandria  teve filhos, e entre eles geralmente se conta Santa Petrolina. O proprio São Paulo  era casado segundo o relato de Clemente e a própria escritura quando diz:Não temos o direito de levar conosco uma esposa Cristã,como fazem os outros apóstolos e os irmãos do senhor e Cefas?1Cor9:5(NVI) São Nicolau um dos primiero dicipulos tinha uma belissima esposa segundo nos conta Eusebio de Cesareia em sua história da igreja.
O Apostólo Paulo no orienta dizendo:É bom ao homem não tocar em mulher; todavia,para evitar a fornicação ou seja sexo antes do casamento,tenha cada homem a sua mulher e cada mulher o seu marido.1Cor7:1-2 O Celibato é algo de forum intímo entre o homem e Deus e não se pode ser obrigatoriamente privado à aqueles que tem o desejo de estabelecer uma família.
O homem não deve se privar do sacro matrimônio,quando este  se encontra em plena saúde;uma vez que Deus casou Adão e Eva. Eis o motivo pelo qual encorajamos ao casamento.