13 de jan. de 2010

Os dez mandamentos

Deus deu a Moisés as tábuas da lei com mandamentos, no alto do monte Sinai,de onde o todo poderoso falava com Moisés por meio dos trovões com voz audivel.
Os dez mandamentos Exodo 20:1-17
1 Não teras outros deuses diante de Deus      Ninguém pode  servir a dois senhores;porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não poderá servir a Deus e a Mamom(satánas).Mt6:24
                                     2Não farás imagem de escultura para adorar
A quém compara Deus? E que imagem podereis dele fazer?
Is40:18 Guardai pois cuidadosamente a vossa alma,pois aparencia nenhuam vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus, vos falou em horebe,no meio do fogo;para que não se corrompais e vos facais imagem esculpida em forma de idolos,semelhanca de homem ou de mulher.DT4:15,16 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.1Jo5:21 
Ídolos:Estatuas,figura ou imagem que representa uma divindade adorada.
          3 Não invocarás o nome de(YHVH) Iavé Deus em Vão.
como eu posso tomar o nome do senhor em vão? Fazendo juramentos levianos e irreverentes, usando o nome de Deus para tirar proveito próprio e manipular outras pessoas profanando o seu nome.
Você não toma o nome de Deus em vão quando você clama por ele toda hora; mas o faz quando profere mentira jurando no nome dele.
Seja porem a tua palavra : sim ,sim; Não não. o que disso passar procede do maligno.Mt5:37


  4Trabalharás seis dias e descansarás no sétimo(sábado)
Ninguém pois vos julgue por causa de comida e bebida,ou dia de festa(sábados anuais),ou lua nova ou sábados (semanais).cl3:16
Posteriormente os cristãos,passaram a  considerar o domingo como dia de descanso,uma vez que jesus ressuscitou no domingo.A palavra em si domingo decorre do latim dominus,isto é ,"Senhor" Ap1:10 bíblia NTLH nota
Um faz diferença entre dia e dia;outros julga iguais todos os dias. Cada um tenha a sua opinião bem definida em sua propria  mente. Rm14:5


                                                      5Honrarás pai e mãe
Ouve o teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe,quando ela vier a envelhecer.Pv23:22
Não removas os marcos antigos que puseram teus pais.Pv22:28
Filhos, obedecei a vossos pais no senhor, pois isto é justo.
Esse é o primeiro mandamento com promessas ,Para que te vá bem ,e sejas de longa vida na terra.Ef6:1,2,3
                                                      6 Não matarás
 Ouviste o que foi dito aos antigos:Não matarás;e quem matar estar sujeito a julgamento.eu porém,vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão está sujeito a julgamento;e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal;e quem chamar:tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.Mt5:21,22
Todo aquele que odeia a sue irmão é assassino; ora ,sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em sim.1Jo 3:15
                                                      7Não adulterarás
Ser fiel não é simplesmente não trair;é não ter vontade de trair.Ouvistes o que foi dito:Não adulterarás. Eu porém,vos digo:qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura no seu coração, já adulterou com ela.Mt5:27,28
Digno de honra entre todos seja o matrimônio (casamento),bem como o leito sem mácula;porque Deus julgará os impuros e adúlteros.Hb13:4
                                                      8 Não furtarás
Aquele que furtava não furte mais;antes trabalhe,fazendo com as próprias mãos o que é bom,para que tenha com que acudir o necessitado.Ef4:28
                        9Não dirás falso testemunho contra o teu próximo
Não aceites denúncias contra os presbíteros,senão exclusivamente sob depoimento de duas ou três testemunhas.1Tm5:19 A testemunha verdadeira não mente,mas a falsa diz muitas mentiras.Pv14:5
Por isso, deixando a mentira fale cada um a verdade com o seu proximo,porque somos membro uns dos outros.Ef4:25

                  
                           10 Não cobiçarás nada  que é do teu próximo
O cobiçoso cobiça todo dia,mas o justo dá e nada retém.Pv21:26.
De ninguém cobicei prata, nem ouro,nem vestes.Atos 20:33.Ninguém ao ser
tentado,diga:sou tentado por Deus;porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrario, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.Então, a cobiça,depois de haver concebido,dá a luz ao pecado;e o pecado uma vez consumado,gera a morte.Tg13-15 .


A biblia diz: A lei e os profetas duraram até João Batista.desde então vem sendo pregado o evangelho do senhor jesus cristo.Mt 11:13
Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade  vinheram por meio de  Jesus Cristo.João1:17
Graça significa favor imerecido.
A lei foi dada para que se implorace  a graça; a graça foi dada para que se observace a lei " Santo Agostinho"
Ou seja a lei não salva porque em cristo ela perdeu o seu vigor.Paulo de Tarso diz:O fim da lei é cristo
Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.Rm3:23 João afirma que Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei,porque o pecado é transgressão da lei.1Jo3:4 Tiago alerta pois qualquer que guarda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Porquanto aquele que disse: Não adulterarás, também ordenou Não matarás. Ora, se não adulterá,porém matá, vens a ser transgressor da lei.tg.2:10,11
O escritor aos hebreus adverte: Se vivermos deliberadamente em pecado (ou seja em transgressão da lei de Deus),depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade,já não resta sacrificio pelos nossos pecados. Hb10:26
haveremos de pecar porque não estamos debaixo da lei e sim debaixo da graça? é claro que não."Saulo de Tarso" Deus é a lei e o legislador do universo.
De tudo o que se tem ouvido a conclusão é : Temer a deus e guardar os seu mandamentos; porque iste é o dever de todo homem.Ec12:13
Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seu mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele.1Jo2:4 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.Tg2:12
Reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentario!